segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Caixa de Pandora


Oi, pessoal! Aqui é a Eneida. Vim aqui para finalizar o mito que minha irmã, Gálata, começou.
Epimeteu ficou muito triste pela situaçao, na qual seu irmão se encontrava e pediu clemência a Zeus, que o vetou.
"O que será de mim? Todos os animais possuem companhias", disse Epimeteu. Então, Zeus criou uma mulher para ser sua companheira, chamada Pandora, que significa ''todos os dons''. Ela foi presenteada com dons por todos os deuses.
Eles casaram-se e passaram a morar juntos. Quando Epimeteu estava apresentando a casa à Pandora, esta reparou que ele não havia lhe apresentado uma caixa. E ela questionou sobre essa caixa, mas Epimeteu disse que não era nada que lhe dizia respeito. E ela prometeu que nunca abriria a caixa.
Certo dia, ouviu uma voz fininha e chorosa que a chamava, vinda diretamente da caixa 'probida'. Ela perguntou: "Quem é você?'', e a voz disse que ele e seus irmãos e irmãs estavam presos naquela caixa, fracos, e precisavam ser libertados.
Pandora prometera a Epimeteu que não abriria a caixa, mas os deuses haviam lhe concedido os dons da bondade e da compaixão, e não poderia negar ajuda àquelas criaturas.
Quando ela abriu uma fresta da caixa, esta se escancarou, deixando sair uma multidão de criaturas, que atacaram Pandora, até fazê-la sangrar. Depois todas se foram.
Epimeteu a encontrou, e logo entendeu o que havia acontecido.
Ela se desculpou, e ele a tranquilizou. E explicou porque a caixa não deveria ser aberta: ali haviam coisas muito ruins, como tristeza, miséria, tristeza.
Nesse instante, uma outra voz a chamou, vinda da caixa. Era a esperança.
Enquanto a tiverem, não precisarão temer pelas desgraças, pois nada os derrotará.

3 comentários:

  1. Sou a Andrômeda e escrever sobre o que eu achei do mito. Ele mostra o preconceito com as mulheres, pois foi Pandora que deixou o mal se espalhar.
    Esse contexto está ligado a tudo, pois somos culpadas de todo o mal que tem até hoje. Talvez isto exista no futuro e vai ser complicado reverter esta situação.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, me chamo Perseu e achei muito legal o modo como deixaram o mito com um final feliz. A esperança ficou por ultimo na caixa, mostrando como é importante nunca desistir. A ideologia desse ditado " esperança é a ultima que morre", permanece até hoje.

    ResponderExcluir
  3. hehehe, gostei bem legau esse mito

    ResponderExcluir