quarta-feira, 28 de abril de 2010

Jasão e o Velocino de ouro


Olá pessoal, aqui é Lótus. Fiquei com uma enorme vontade de contar outra misteriosa história para vocês. Dessa vez o mito se chama Jasão e o Velocino de ouro. Bom, a história começa em Tessália, onde o rei Esão está cansado de ser rei, então decide passar o trono para seu irmão Pélias, com a condição de que quando seu filho Jasão tivesse idade suficiente para governar, que ele passasse o trono de rei. Quando Jasão atinge a idade suficiente, Pélias nega a mudança de trono alegando que ele não tinha experiência necessária para o cargo.

Então, para provar que ele é capaz de ser rei, Jasão vai atrás do velocino de ouro. Convocou seus guerreiros Teseu, Orfeu e Heracles para ir nessa aventura com ele e contruiu um navio para ajudá-los. Após passarem por diversos perigos, os bravos guerreiros vão parar na ilha de Colcos. O rei era Aetes, então Jasão foi falar sobre o seu desejo. Aetes disse que ele iria ter de passar por tarefas que poderiam acabar com a vida dele, mas ele bravamente aceita. Sua primeira tarefa era atrelar dois touros que soltavam fogo e possuíam casco de bronze. Na luta contra os touros, ele não lutou, ofereceu cereal e fez uma voz suave para os touros e eles ficaram muito mansos e passou pela primeira tarefa.

A segunda tarefa era lutar com os guerreiros do dragão e depois lutar contra o temível Dragão. Quando ele aceita a segunda tarefa, a filha de Aetes, Medéia abraça o bravo guerreiro e lhe da um talismã, dizendo que quando ele estiver fraco na batalha contra os guerreiros, para jogar o talismã no meio dos guerreiros e fez com que ele prometesse que a levaria para sua terra.

Na luta com os guerreiros, Jasão da o seu melhor, porem os guerreiros se reproduzem cada vez mais, então ele já fraco lança o talismã e os guerreiros começam a lutar entre si, vencendo a segunda tarefa.

Após a luta, Medéia avisa Jásão que o pai dela não deixara eles saírem com o prêmio, então avisa aos guerreiros para arrumarem o barco logo após a terceira tarefa com o dragão e entrega a Jasão um frasco com um liquido que o ajudará na luta.

Finalmente chega a hora de enfrentar o temível dragão, porem mal sabia ele que seria a parte mais difícil. Chegando ao dragão ele luta bravamente e joga o frasco na cabeça do dragão, fazendo-o dormir e deixando o caminho livre para o velocino de ouro. Após pegar o velocino, saiu correndo para o navio, porem quando o navio estava dando partida, um guarda de Aetes avistou e mandou o exército atrás deles. Eles eram mais rápidos que o navio do guerreiro, então Medéia reza para lua cheia, Deusa Hécate pedindo ajuda. Derrepente as estrelas somem e uma nuvem cerca o navio de Jasão e eles vão muito mais rápido.

Chegando novamente a Tessália todos estavam muito felizes, menos Jasão que vira seu pai muito doente, então Medéia decide ajudá-lo realizando uma poção da juventude.

Quando estava tudo pronto, Medéia fez com que Jasão matasse o pai, ele recusou, então ela mesmo fez o trabalho e jogou o corpo no caldeirão.Quando Esão saiu, voltou muito jovem e finalmente Jasão virou rei, mas quando foi pedir a mão dela em casamento, ela recusou alegando que ele era fraco,covarde.

As filhas de Pélias viram tal fato e seu pai também estava muito doente, logo pediram a mesma poção. Medéia ajuda novamente, e quando esta tudo pronto, dessa vez as filhas foram corajosas para matar seu pai e jogá-lo no caldeirão. Após jogá-lo elas tem a tarefa de ficar mexendo o caldeirão até o momento que ela falasse para parar, só que nesse momento a Medéia faz uma outra oração a Hécate para tira-la de lá que havia muita covardia.

Então, as meninas devem estar mexendo no caldeirão até hoje...

7 comentários:

  1. Oi, eu sou Andromeda e queria dizer que gostei e fiquei muito apavorada com o final do mito. Achei que foi muita deslealdade que Medéia fez com as filhas de Pélias, pois elas tiveram a coragem e sendo assim não foram antendidas.

    ResponderExcluir
  2. Olá, é o Dionísio aqui. Achei muito interessante a coragem que ele teve de enfrentar o dragão e acrediando que a poçao ia dar certo, na confiança que ele depositou em Medéia e na esperteza em realizar as tarefas, colocando em risco a vida dele. Coisa que muitas pessoas do futuro nao faria.

    ResponderExcluir
  3. Hey, responda-me o mais rápido que puder, essa lenda, está certa?

    ResponderExcluir
  4. oiiiii aki tambem to com a mesma duvida desse cara ai de cima !essse mito ta certo????

    ResponderExcluir
  5. eu vou apresentar na escola sobre este mito,e o professor me pediu uma lição de vida ,uma msg e um interesse,como posso fazer isto?


    ResponderExcluir
  6. Oi eu nao sei meu nome mais quero comentar eu gostei tanto desse mito que vou representa na escola muito obrigado lotud

    ResponderExcluir