quarta-feira, 28 de abril de 2010

Orfeu e Eurídice


Oi, meu nome é Flora e vou contar pra vocês uma história muito linda de amor: Orfeu e Eurídice Quando era menino, Orfeu ganhou uma lira de Apolo, o deus-sol. Ele se apaixonou pela música e a tocava brilhantemente com sua lira, mas seu coração pertencia a uma linda moça, chamada Eurídice. Mas Eurídice era tão bonita que atraiu um homem chamado Aristeu. Quando ela recusou as suas atenções, ele perseguiu-a. Tentando escapar, ela tropeçou numa serpente que a picou, matando-a.
Orfeu ficou transtornado de tristeza. Levando a sua lira, foi até o Mundo dos Mortos, para tentar trazê-la de volta. Ele chegou ao trono de Hades, que fico ficou irritado ao ver que um vivo tinha entrado no seu domínio, mas a agonia na música de Orfeu o comoveu, e ele chorou lágrimas de ferro.
Sua mulher Perséfone, implorou-lhe que atendesse ao pedido de Orfeu, e assim o fez. Eurídice poderia voltar com Orfeu ao mundo dos vivos. Mas com uma única condição: que ele não olhasse para ela até que a mesma, outra vez, estivesse à luz do sol. Ele não olhou nenhuma vez para trás, até atingir a superfície, mas como ela estava atrás dele, ela ainda não tinha atingido a superfície, e ele tinha quebrado a condição, fazendo-a voltar para o Mundo dos Mortos.
Ele perdera-a para sempre. Em total desespero, Orfeu tornou-se amargo. Recusava-se a olhar para qualquer outra mulher, não querendo se lembrar da perda da sua amada. Certo dia, um grupo de mulheres ouviu um lindo som saindo de sua lira e foram o cortejar, mas ele as rejeitou.
Elas ficaram muito bravas, começaram a gritar, o que abalou a proteção do som de sua lira, assim possibilitando que flechas e dardos pudessem o atingir. As mulheres despedaçaram seu corpo e o jogaram no rio, junto com a lira quebrada. Sua alma desceu ao Mundo dos Mortos e foi juntar-se a de sua amada, Eurídice. Agora os dois estão juntos para sempre.

3 comentários:

  1. Olá, meu nome é Persífone. O mito " Orfeu e Eurídice" está bem ligada ás atitudes das pessoas em geral. As mesmas, geralmente, são desesperadas para conquistar aquilo que almejam. As pessoas tem que pensar com calma antes de tomarem decisões precipitadas, pois como já diz o ditado: "A pressa é inimiga da perfeição".

    ResponderExcluir
  2. Oi, meu nome é Hermes, mensageiro de Zeus. Fiquei muito feliz pelo final da história de "Orfeu e Eurídice", pois Orfeu mereceu o amor de Eurídice, mesmo sendo só no final da história e no mundo dos mortos.

    ResponderExcluir
  3. achei bem bonita a história..

    ResponderExcluir