quarta-feira, 28 de abril de 2010

Teseu e o Minotauro


Oi, meu nome é Glicério e vou o mito de Teseu e o Minotauro, pois é um mito que fala sobre coragem e amor e traição.

Tudo começou quando Minos ficou indgnado ao saber que Dédalo e Ícaro tinham fugido e como Dédalo era ateniense, o rei de Creta resolveu punir o povo de Atenas.

O Minotauro, criatura com cabeça de touro e corpo de homem, era mantido preso pelo rei Minos no centro do labirinto construído por Dédalo sob o palácio de Creta. E um dos problemas do rei era fornecer alimento ao monstro, que se alimentava principalmente de carne humana. Assim, o rei decretou que a cada ano, 7 moças e 7 rapazes deveriam ser enviados de Atenas para alimentar o Minotauro.

Egeu era então o rei de Atenas. Seu filho, Teseu, cerrava os punhos, enraivecido toda vez que via um navio a vela partindo para Creta levando as jovens vitimas. Indignado com tudo isso, Teseu pediu que fosse levado para o labirinto, seu pai, Egeu, discordou com a idéia, afinal Teseu era seu único filho e se ele morresse no labirinto não haveria ninguém para governar Atenas. Porem Teseu disse que não pretendia morrer,e que iria matar o Minotauro. Então Teseu decidiu que no próximo ano seria uma das quatorze vitimas.

No dia da triste partida, Teseu combinou com seu pai que se estivesse morto, o navio retornaria ao porto com as velas negras de sempre e se estivesse vivo as velas seriam brancas. Assim que chegaram em Creta os jovens foram levados a presença de Minos. O rei de Creta queria saber se algum deles desejava pedir clemência, porem Teseu disse as seguintes palavras “Você nunca ofereceu clemência antes, por que o faz agora? Preferimos morrer em pé a nos ajoelhar aos seus!”. As palavras encorajaram seus companheiros que o apoiaram. Então o rei Minos ordenou que eles fossem levados ao labirinto para ver se eles continuariam corajosos frente a frente com o Minotauro.

Ariadne, filha de Minos, observava tudo de trás de uma tapeçaria. E apesar de abominar as crueldades do pai, não conseguia se rebelar contra ele. As palavras de Teseu deram-lhe coragem também, e ela logo pensou em um jeito para salvar a vida do garoto.

Durante a noite, Ariadne foi até a torre escura onde os jovens estavam presos. Chegando lá ela entregou um pacote a Teseu, e nesse pacote havia uma espada capaz de quebrar a mágica do Minotauro e um novelo de linha para guiá-lo no caminho de volta.

Antes do amanhecer do dia seguinte, Teseu e seus companheiros foram levados para o labirinto. Ao entrar no labirinto, Teseu amarrou a ponta da linha em uma saliência na parede e então seguiram labirinto a dentro em busca do Minotauro. De repente um vulto surgiu da escuridão bloqueando o caminho, era o monstro, então Teseu gritou “Não tenho medo de você!!!” e com uma sequência de golpes matou o Minotauro. Com a morte do Minotauro, eles deveriam embarcar logo de volta para Atenas antes que o pai de Ariadne descobrisse o ocorrido.

Teseu pegou Ariadne pela mão e juntos eles embarcaram rumo a Atenas. Quando o rei de Creta descobriu que o Minotauro estava morto, e sua filha havia desaparecido, mandou sua frota inteira atrás do navio de velas negras, porem já era tarde, os atenienses estavam muito longe.

Atena mandou bons ventos para a viagem de volta dos atenienses. Eles param na ilha de Naxos para reabastecer os suprimentos do navio. Enquanto os marinheiros preparavam o navio para o resto da viagem, Teseu e Ariadne foram passear pela praia. Durante o passeio Ariadne disse a Teseu que não via a hora de chegar e Atenas para preparar o casamento dos dois, porem Teseu queria uma esposa que lhe desse riquezas e Ariadne havia perdido o dote do pai.

Quando Ariadne pegou no sono, Teseu saiu correndo de volta para o navio e zarpou com os marinheiros rumo a Atenas, deixando Ariadne presa na ilha. Do alto do monte Olimpo, Atena viu tudo e jogou um feitiço de esquecimento sobre o navio.

Depois de semanas de viagem, o navio entrou no porto de Atenas. Sentado em um rochedo, Egeu esperava pela chegada do filho, porem quando viu as velas negras do navio achou que seu filho estava morto e jogou-se no mar. Teseu viu seu pai caindo do rochedo e lembrou do que havia combinado com o pai, e eram velas pretas que estavam insadas. Teseu chorou por seu pai assim como Ariadne chorou por ter sido abandonada sozinha em uma ilha.

Ariadne encontrou um marido muito melhor que Teseu jamais poderia ser, se casou com o deus Dionisio.

17 comentários:

  1. Olá, me chamo Esão e vou falar um pouco sobre esse mito.
    Ele ilustra a necessidade de retratar o nosso povo como um povo heróico, por isso Teseu se submeteu a enfrentar o Minotauro, sendo o filho do Rei. Mas isso contrasta com a covardia do mesmo ao largar Ariadne na praia sozinha.

    ResponderExcluir
  2. Sou o Héracles, prazer. Vim fazer um breve relato sobre o mito.
    Os deuses antropomórficos tinham características individuais como os humanos. Por exemplo, a Atena tee compaixão da situação que Ariadne encontrava-se e vingou-se de Teseu por causa disso.
    Os deuses se mostraram muito justos, em vários mitos e isso fazia com que eles construissem uma áurea de bondade e justiça em volta de si.

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou o Rei Aetes da Ilha de Colcos.
    Eu achei extremamente merecido o que aconteceu ao Teseu, pois ele foi covarde e merecia sofrer, assim como fez Ariadne sofrer. É como meu pai diz: "Não faça com os outros o que não quer que façam contigo".

    ResponderExcluir
  4. Este resumo esta mal feito

    ResponderExcluir
  5. olá,mi chamo karlla e adoro historias da Col. Mito e Mistério,que tem no meu colegio,sempre leio eles....

    ResponderExcluir
  6. ola ,eu estou fazendo uma pesquisa para a escola e esse texto me ajudou muito pois fiquei sabendo um pouco mais sobre o mito do minotauro

    ResponderExcluir
  7. ooo valeu ai !!! trabalho escola tbm tinha qu conhecer um pouco do mito

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. gostei muito desse mito, vamos fazer uma apresentação sobre ele.....

    ResponderExcluir
  10. muito bom. Fascinante a história!

    ResponderExcluir
  11. meu trabalho de escola era sobre esse mito tirei 10 no trabalho

    ResponderExcluir
  12. ola amiguinhos meu nome e kevin caramelo muniz e tenho 11 anos gostei desse mito e muito legal e o taseu e mau

    ResponderExcluir
  13. ola gente precisei de fazer um trabalho valendo 50 pontos tirei 50 valeu galera

    ResponderExcluir
  14. amei o mito tenho o livro as amei essa vercao falsa

    ResponderExcluir
  15. muito bom o texto mas muito grande

    ResponderExcluir
  16. Tenho um trabalho de história sobre o mito do teseu e do minotauro..procurei em vários sites e cada um contava de um jeito diferente, então escolhi esse tomara que de tudo certo..Obrigada ao autor que escreveu isso!Depois volto aqui no site e divulgo minha nota a vocês! Torço para que seja um 10.. :)

    ResponderExcluir
  17. Eu tbm tenho trabalho mais é mto grande essa história mas eu faço pq gostei dela e acho que vou tirar 10 Ouié. Vlw :D

    ResponderExcluir